Pular para o conteúdo principal

Filho adotado

ainda de dentro do ônibus a primeira impressão não ficou
tão pouco a rodoviária me adiantou o que viria
foram apenas dez minutos de cidade pela janela do táxi

quando finalmente meus pés se encontraram com teu chão, volta redonda, 
já não sabíamos quem era o anfitrião e o convidado
sem horário e lugar marcados eu vi tua cidade
eu vi tua cidade de ruas lambidas, estreitas, amarelas
eu vi muitos dos teus carros, alguns carnavalescos
teus motoristas desfilando por uma nota dez
eu vi tua cidade de trânsito respeitoso a caminho do colapso
eu vi o vai-e-vem consumista jogar as âncoras por esses lados
aportar, desembarcar, se infiltrar como se sempre estivesse aqui

eu vi tua cidade de tempo próprio porque tudo parece ter seu tempo em volta redonda
tua falta de pressa arrepia meus pentelhos mais calmos
teu freio de mão puxado incita a besta dentro de mim 
eu vi tua cidade-modelo escorregar na passarela e seguir adiante
eu vi teu rosto, tua postura, teus passos, tuas expressões

eu vi tua cidade de crianças assustadoramente livres
teus pequenos demônios à espreita
eu vi teus adolescentes maduros para serem corrompidos em outro lugar
teus meninos, tuas meninas
tuas ligações não atendidas
eu vi teus jovens querendo o futuro
teu nome, volta redonda, em cada um deles 

eu vi homens, playboys, mauricinhos exalando superficialidade
eu vi mulheres, patricinhas, dondocas com voz de miado 
eu vi teus velhos morrendo na melhor idade

eu vi tua cidade, tua caretice, tua caricatura
teu deus, tua máscara, teus medos, tuas aberrações
teus escândalos calados, tuas indignações sufocadas 
eu vi tua cidade de tráfico de drogas, de pontos de prostituição
tuas loucas meninas de programa almejando uma vaga na tv rio sul
eu vi tua cidade de política voltada para frente
tua política levada pelo falso sonho metropolitano 
eu vi teus trabalhadores comendo o pão que a csn amassou
eu vi teus artistas oxigenando teu céu cinza, volta redonda
eu vi tua cidade do aço
tua cidade do bagaço
tua cidade, meu passo
teus abraços descoloridos
meus cigarros proibidos 

volta redonda, estou a duas horas do meu cordão umbilical
receba esse refugiado de guerra 
esse poeta deportado que escolheu ser exilado em tua terra
como outro filho adotado
desses que amam por vias tortas
desses que só sabem amar com as veias expostas



Dio



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Paulo

são paulo terra vertical de mil e uma torres de babel de babilônias sob teus arranha-céus de hieroglifos tatuados no teu corpo diariamente chacinado de cabeças que se acham olhando para cima de pés que sobem na vida de andar em andar são paulo massa cinzenta de vinte e dois tentáculos de mais de quatrocentas maneiras diferentes de dizer teu nome de falência múltipla dos teus órgãos de campos minados e pernas arrancadas de territórios com teus portões vigiados são paulo bad trip onde ninguém é são são paulo onde ninguém é paulo ou joão são paulo onde ninguém é paulo ou paulete são paulo rua augusta número 37 são paulo onde ninguém é paulo ou judas são paulo onde ninguém é judas ou judith são paulo sem convite são paulo fila única onde você vai um dia são paulo onde mais você iria? são paulo onde fica sp são paulo onde você vai morrer são paulo cardápio à mão testemunhaste em coro meu voo tirésias em tua manhã virada de óleo rímel e passos largos começamos pelo fim pelo cemitério da cons

Vida de tio

tio, hoje tem aula? tio, que dia é hoje? tio, você é professor de quê? tio, são quantos tempos?  tio, que horas acaba a aula?  tio, vai passar muita coisa? tio, é pra copiar?  tio, é pra responder? tio, vai corrigir? tio, vale ponto?  tio, posso apagar o quadro? tio, hoje tem teste? tio, quando é a prova? tio, vale quanto?  tio, posso ir ao banheiro? tio, posso encher a garrafinha?  tio, posso falar com a Susi?  tio, posso sair da sala, dar um rolê pelo colégio e voltar só quando eu quiser?  tio, por que você não veio ontem? tio, por que você veio hoje? tio, você não vem amanhã, né?  tio, pode pedir pra ele devolver minha caneta?  tio, pode falar pra ela parar de implicar comigo?  tio, você gosta da gente? tio, essa é a pior turma que você já teve?  tio, acabou? tio, pode guardar o material?  tio, pode ir? Dio