Pular para o conteúdo principal

Tarde de 2019

fui ao mercado comprar carne
quando vi o preço, perguntei 
"por que tão cara, dona carne?"
"é a inflação, meu filho", disse 
e continuou
"já viu o preço do feijão? do arroz? do gás? 
já viu como aumentou o preço da cesta básica?"
parei com o carrinho vazio
pensei em tudo que perdemos 
na redução do poder de compra 
na fachada do salário mínimo

abri a carteira 
encarei o nada
"viu aí?", perguntou dona carne
"o quê?", perguntei de volta 
"o dólar batendo recordes"
"aqui não tem dólar não, dona carne",
falei com um riso envergonhado
"pois é, meu filho", respondeu dona carne
e completou 
"se não tem dólar aí, 
é porque tem muito em outro lugar"
olhei pra dona carne
dona carne me olhou
"devo me acostumar? 
sem carne? sem festa? sem disney?
apenas besteiras e desvalorizações?"
pensei alto
nem passei pelo caixa 
meu consumo não conhece paraísos fiscais 
não tenho fortuna pra aumentar
voltei pra casa sem ir a lugar algum 
haja estimulante pra não sucumbir aos investimentos 




Dio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Paulo

são paulo terra vertical de mil e uma torres de babel de babilônias sob teus arranha-céus de hieroglifos tatuados no teu corpo diariamente chacinado de cabeças que se acham olhando para cima de pés que sobem na vida de andar em andar são paulo massa cinzenta de vinte e dois tentáculos de mais de quatrocentas maneiras diferentes de dizer teu nome de falência múltipla dos teus órgãos de campos minados e pernas arrancadas de territórios com teus portões vigiados são paulo bad trip onde ninguém é são são paulo onde ninguém é paulo ou joão são paulo onde ninguém é paulo ou paulete são paulo rua augusta número 37 são paulo onde ninguém é paulo ou judas são paulo onde ninguém é judas ou judith são paulo sem convite são paulo fila única onde você vai um dia são paulo onde mais você iria? são paulo onde fica sp são paulo onde você vai morrer são paulo cardápio à mão testemunhaste em coro meu voo tirésias em tua manhã virada de óleo rímel e passos largos começamos pelo fim pelo cemitério da cons

Vida de tio

tio, hoje tem aula? tio, que dia é hoje? tio, você é professor de quê? tio, são quantos tempos?  tio, que horas acaba a aula?  tio, vai passar muita coisa? tio, é pra copiar?  tio, é pra responder? tio, vai corrigir? tio, vale ponto?  tio, posso apagar o quadro? tio, hoje tem teste? tio, quando é a prova? tio, vale quanto?  tio, posso ir ao banheiro? tio, posso encher a garrafinha?  tio, posso falar com a Susi?  tio, posso sair da sala, dar um rolê pelo colégio e voltar só quando eu quiser?  tio, por que você não veio ontem? tio, por que você veio hoje? tio, você não vem amanhã, né?  tio, pode pedir pra ele devolver minha caneta?  tio, pode falar pra ela parar de implicar comigo?  tio, você gosta da gente? tio, essa é a pior turma que você já teve?  tio, acabou? tio, pode guardar o material?  tio, pode ir? Dio